sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FISICA PARA MATERNAL II. PULAR CORDA. APARECIDA COLOMBO

C.M.E.I: Mundo Encantado

Disciplina:Educação física

Conteúdo: Movimento

 Ano: maternal II

Professora: Aparecida

Objetivo geral
- Explorar o seu próprio corpo realizando as atividades proposta.
-Estimular a coordenação motora.

Objetivos:
-Promover momentos de vivência lúdica e socialização.
-Explorar o movimento e a expressão corporal.
-estimular a coordenação motora e lateralidade

Encaminhamento metodológico
A professora na quadra explicará como funciona. Ela utilizará uma corda e ensinará os seus alunos a pular dizendo quando corda estiver quase batendo no chão o aluno deve pular e a professora vai contando até o aluno errar e quando ele erra entra outra criança e continua a brincadeira.

Recurso: 
corda

Avaliação:
  A professora irá olhar para os aspectos relacionados com a inclusão de todos os jogadores na vivência das atividades e com a experimentação de todas as funções existentes dentro dos jogos propostos.
Como essa brincadeira  a performance individual dentro de uma dinâmica coletiva, faça suas observações quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos jogadores individualmente.
As observações devem ser focadas em torno das variações de ritmo e as relações deste elemento com as capacidades físicas individuais e destas, em contexto coletivo de brincadeira.


Pular corda.Uma brincadeira saudável para as crianças

Uma das brincadeiras preferidas pelas crianças é a de pular corda

Pular corda é umas das brincadeiras mais populares e divertidas da infância. Pular corda é um enorme exercício físico, ideal para a saúde e os momentos de diversão das crianças. Além disso, é uma brincadeira muito fácil e que exige só mesmo uma corda e energia para pular. A criança tanto pode pular sozinha a corda, como em grupo, e tanto em casa, como no colégio ou na rua. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.

Como a criança pula corda

Brincadeira infantil. Pular corda
Existem muitas formas de pular corda. Uma delas é cantando uma musiquinha como a que temos a seguir:
"O homem bateu na porta
E eu abri
Senhoras e senhores
Coloca a mão no chão (fazer isso pulando a corda)
Senhoras e senhores
Pule de um pé só (fazer isso pulando a corda)
E da uma rodadinha (fazer isso pulando a corda)
E volte para o olho da rua (sair da corda, senão sair começa a bater forte a corda)".
Quem nunca pulou corda cantando com essa musiquinha?

Os benefícios da pular corda com as crianças

Mesmo sem saber, pular corda era um dos exercícios físicos mais completos que a gente brincava no pátio da escola. Sua prática traz grandes benefícios para nossos pequenos, inclusive pra gente. Pular corda pode ser um exercício cansativo para um adulto, mas acompanhada de uma canção ou um convite, torna-se numa brincadeira muito estimulante para nossos filhos, que mesmo sem pensar acabam pulando molhados de suor e respirando ofegantes. A corda é uma atividade perfeita para compartilhar com amigos e para desfrutar ao ar livre.
Pular corda é um exercício físico completíssimo, além do que uma diversão maravilhosa que queima calorias e dá preparo físico. Além do que ajuda nossos filhos a terem uma melhor coordenação de braços e pernas, e uma maior equilíbrio, velocidade e agilidade. Pular com pernas juntas, alternadas, pulando enquanto mexe com os braços...ufff, já estou cansado só de pensar! E no entanto, eles não se cansam e ainda cantam exercitando todos os músculos do corpo.
Comprar uma corda para seus filhos é uma forma barata e divertida de conseguir que eles  fortaleçam o sistema cardiovascular, tenham resistência e flexibilidade nos músculos e melhorem grandemente suas habilidades para coordenar mãos, olhos e pés, evitando assim a obesidade infantil. Pular corda ainda dará uma boa orientação espacial e sentido de ritmo (já que tem que adaptar a velocidade do salto com a canção).
Pular por pular pode parecer cansativo e enfadonho, mas quando faz parte do jogo infantil, é uma ferramenta muito divertida para combater o risco de uma vida sedentária com a qual estamos envolvidos muitas vezes e que pode levar nossos filhos a sofrer de obesidade. Assim que... vamos começar a pular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário