terça-feira, 9 de junho de 2015

Corpo humano: Células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.


Disciplina: Ciências


Conteúdo: Corpo humano: Células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.


Objetivo: Conhecer o corpo humano, sua estrutura e funcionamento desde as células até os sistemas que o compõe.

Turma: 5° Ano

Metodologia
Partir dos conhecimentos prévios dos alunos, iniciar a leitura do texto corpo humano e questioná-los sobre as partes do corpo humano e que cada uma depende da outra. Conceituar no caderno o que são células, suas partes e funções, tecidos, órgãos e os sistemas. Após assistir o vídeo "Viagem fantástica do corpo humano" e fazer apontamentos sobre o vídeo, escrevendo pontos relevantes no caderno. Trabalhar com atividades em sala e pedir para que os alunos produzam dez perguntas com respostas com relação ao corpo humano pois na próxima faremos um jogo de perguntas e respostas com meninos e meninas, também aplicar um trabalho de pesquisa para que os alunos pesquisem sobre uma célula do corpo humano, escreva sobre ela e represente-a com massa de modelar em uma maquete e tragam na próxima aula e apresente para a turma. 

O corpo humano

corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.



Atividades em sala:
  1. Defina o que são células.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Cite quatro exemplos de células que estão presentes no corpo humano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Como estudamos, a célula é formada pela Membrana, pelo Citoplasma e pelo Núcleo. Relacione os componentes da célula com suas respectivas funções:
1. Membrana
2. Citoplasma
3. Núcleo
( ) É responsável pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior da célula, também sendo o local onde ocorre grande parte das reações químicas.
( ) É responsável por coordenar todas as funções da célula. Geralmente encontra-se localizado no centro da mesma. Em seu interior que estão os genes, unidades hereditárias que contém informações genéticas.
( ) Sua função é controlar a entrada e saída de substâncias da célula.
  1. Através de um pequeno esquema, indique como ocorre a formação dos tecidos, órgãos e sistemas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Associe corretamente, cada sistema aos conjuntos de órgãos:
  1. Respiratório
  2. Muscular
  3. Nervoso
  4. Órgãos dos sentidos
  5. Digestório
  6. Esquelético
  7. Cardiovascular
  8. Articular
  9. Genital
  10. Urinário
  11. Glândulas endócrinas
( ) Articulações. 
( ) Coração, artérias, capilares e veias. 
( ) Ossos.
( ) Principais: hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenais, testículos e ovários.
( ) Cérebro, cerebelo, bulbo, medula espinal e nervos.
( ) Cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
( ) Músculos.
( ) Pele, orelha, cavidades nasais, língua e olhos.
( ) Boca, glândulas salivares, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas e intestino grosso.
( ) Na mulher, vagina, útero e ovários. No homem, testículos e pênis.
( ) Rins, ureteres, bexiga e uretra.

Professora: Stelen dos Santos Gôngora

Nenhum comentário:

Postar um comentário