Conteúdo: Corpo humano: Células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.
Objetivo: Conhecer o corpo humano, sua estrutura e funcionamento desde as células até os sistemas que o compõe.
Turma: 5° Ano
Metodologia:
Partir dos conhecimentos prévios dos alunos, iniciar a leitura do texto corpo humano e questioná-los sobre as partes do corpo humano e que cada uma depende da outra. Conceituar no caderno o que são células, suas partes e funções, tecidos, órgãos e os sistemas. Após assistir o vídeo "Viagem fantástica do corpo humano" e fazer apontamentos sobre o vídeo, escrevendo pontos relevantes no caderno. Trabalhar com atividades em sala e pedir para que os alunos produzam dez perguntas com respostas com relação ao corpo humano pois na próxima faremos um jogo de perguntas e respostas com meninos e meninas, também aplicar um trabalho de pesquisa para que os alunos pesquisem sobre uma célula do corpo humano, escreva sobre ela e represente-a com massa de modelar em uma maquete e tragam na próxima aula e apresente para a turma.
O corpo humano
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
Atividades em sala:
- Defina o que são células.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Cite quatro exemplos de células que estão presentes no corpo humano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Como estudamos, a célula é formada pela Membrana, pelo Citoplasma e pelo Núcleo. Relacione os componentes da célula com suas respectivas funções:
1.
Membrana
2.
Citoplasma
3.
Núcleo
( ) É responsável pelo transporte e
armazenamento de substâncias no interior da célula, também sendo o
local onde ocorre grande parte das reações químicas.
( ) É responsável por coordenar todas as
funções da célula. Geralmente encontra-se localizado no centro da
mesma. Em seu interior que estão os genes, unidades hereditárias
que contém informações genéticas.
( ) Sua função é controlar a entrada e
saída de substâncias da célula.
- Através de um pequeno esquema, indique como ocorre a formação dos tecidos, órgãos e sistemas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Associe corretamente, cada sistema aos conjuntos de órgãos:
- Respiratório
- Muscular
- Nervoso
- Órgãos dos sentidos
- Digestório
- Esquelético
- Cardiovascular
- Articular
- Genital
- Urinário
- Glândulas endócrinas
( ) Coração, artérias, capilares e veias.
( ) Ossos.
( ) Principais: hipófise, tireoide,
paratireoide, pâncreas, suprarrenais, testículos e ovários.
( ) Cérebro, cerebelo, bulbo, medula
espinal e nervos.
( ) Cavidades nasais, faringe, laringe,
traqueia, brônquios e pulmões.
( ) Músculos.
( ) Pele, orelha, cavidades nasais,
língua e olhos.
( ) Boca, glândulas salivares, faringe,
esôfago, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas e
intestino grosso.
( ) Na mulher, vagina, útero e ovários.
No homem, testículos e pênis.
( ) Rins, ureteres, bexiga e uretra.
Professora: Stelen dos Santos Gôngora
Nenhum comentário:
Postar um comentário