ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO
PROFESSORA: DANIELE DA SILVA MILIORANSA
Plano de aula de Ciências
Turma: 5 ano.
Conteúdo:INTEGRAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO - células - tecidos – órgãos – sistemas e organismo;
Duração da aula: Aproximadamente 6 aulas.
Objetivo: Reconhecer que o corpo humano é formado por unidades celulares e que estas se agrupam de acordo com a forma e funções semelhantes e que unidas formam o tecido, estes se unem formando os órgãos e o conjunto destes formam o sistema.
Objetivos específicos:
- Distinguir células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.
- Reconhecer que seu corpo compreende o conjunto de sistemas que formam o organismo e funcionam integralmente.
Encaminhamentos metodológicos:
- Iniciar a aula com questionamentos sobre: Como o nosso corpo é formado? Do quê?
- Partindo do conhecimento apresentado pelos alunos explicar que o corpo humano é formado por células, tecidos, órgãos e sistemas, que estes formam o nosso corpo, tornando nos capazes de locomover, pensar, agir, sentir, ver, etc.
- Explora as imagens dos textos trabalhados relacionando as ao nosso corpo.
- Desenvolver as atividades a seguir.
- Registrar o texto no caderno de ciências:
Células - Tecidos – Órgãos – Sistemas e Organismo
Todos os seres
vivos são formados por células, e elas são geralmente cerca de cem vezes
menores que a cabeça de um alfinete. Sendo assim, só podem ser observadas com o
auxílio de um microscópio.
A maioria dos
seres vivos é formada por um grande número de células diferentes, e é o
trabalho conjunto dessas células que permite que milhares de reações químicas
aconteçam, garantindo, assim, a realização das espécies. No entanto, existem
alguns seres vivos que são formados por uma única célula, e ela acaba
executando todas as funções para mantê-los com vida; é o caso, por exemplo, das
bactérias.
As partes fundamentais das células são
a membrana celular, o citoplasma e o núcleo.
A membrana
é uma película semipermeável que envolve e protege a célula. Sua função é
controlar a entrada e saída de substâncias da célula.
O citoplasma,
localizado entre e membrana e o núcleo, é a maior porção da célula e é formado
por uma porção gelatinosa. De modo geral, pode-se afirmar que o citoplasma é
responsável pela nutrição da célula, já que transforma o alimento que nela
penetra, assim como pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior
celular.
O núcleo
geralmente se encontra localizado no centro da célula e coordena todas as
funções que ela tem. No interior do núcleo estão os genes, unidades
hereditárias que contém informações genéticas.
Quando células semelhantes e com a
mesma função estão reunidas, elas formam um tecido.
Um conjunto de tecidos diferentes forma
um órgão. Os pulmões, o coração e o estômago são exemplos de órgãos.
Um conjunto de órgãos forma um sistema.
Cada sistema realiza uma função. O sistema urinário, o sistema circulatório são
exemplos de sistemas. Eles trabalham em conjunto para o bom funcionamento do
organismo e para que este se relacione bem com o ambiente em que vive.
Atividades:
1-) Desenhe abaixo uma célula e escreva o nome de cada uma das partes da
célula indicadas por setas e, depois, explique sua função:
Membrana Celular
_________________________________________________________
___________________________________.Citoplasma
_______________________________________________________________
___________________________________.
Núcleo __________________________________________________________________
Núcleo __________________________________________________________________
___________________________________.2-) O que garante o funcionamento
das funções vitais nos organismos vivos?
________________________________________________________________________
3-) Relacione corretamente as duas colunas, que se referem à formação
do corpo humano:
CONJUNTO DE CÉLULAS SISTEMAS
CONJUNTO DE TECIDOS ÓRGÃOS
CONJUNTO DE VÁRIOS ÓRGÃOS ORGANISMO
CONJUNTO DE SISTEMAS TECIDOS
4-) Experiência – “Célula Gema”
Material:
Ovo
Recipientes descartáveis para colocar a clara e a gema
Palitos de dente
Pano de limpeza
Papéis ou panos para forrar as mesas
Procedimento:
Forrar as mesas e arrumar os materiais da experiência
Separar a gema da clara
Deixar a gema em recipiente descartável em cima da mesa
Observar a gema e a sua forma e trocar idéias sobre isso
Furar a gema utilizando o palito de dente e verificar o que aconteceu
Resultado:
Mostre-o através de desenhos
5 - Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) As células se unem formando os tecidos.
( ) Um grupo de órgãos formam os tecidos.
( ) Os órgãos formam conjuntos chamados sistemas.
( ) A pele é um sistema formado por vários órgãos.
( ) O coração é um órgão do corpo humano.
6 - Complete escolhendo palavras em destaque, que mostrem, como o nosso corpo reage
quando encostamos a mão numa panela quente.
nervos - corpo - cérebro - mensagem - dor - medula espinhal - perigo - músculos
Quando o dedo encosta na panela
quente, uma _________________ é
enviada para a medula espinhal por
meio dos nervos.
Assim que recebe a mensagem, a
_______________________ envia
ordens para que os
___________________ do braço se
contraiam, fazendo com que a mão se
mova e se afaste do
________________, antes mesmo que
se possa sentir _______________.
Em seguida, a medula espinhal
também envia uma mensagem ao
____________________.
Por isso, a dor só é percebida depois
que o _________________ já reagiu.
7 - Para fechar o conteúdo assistir ao vídeo o Corpo Humano
8 - Solicitar que escrevam um texto sobre o conteúdo trabalhado, abordando o que são células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos. (para avaliar o que o aluno compreendeu).
Nenhum comentário:
Postar um comentário