domingo, 21 de junho de 2015

INTEGRAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO - células - tecidos – órgãos – sistemas e organismo;

ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO
PROFESSORA: DANIELE DA SILVA MILIORANSA

Plano de aula de Ciências

Turma: 5 ano.

Conteúdo:INTEGRAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO - células - tecidos – órgãos – sistemas e organismo;

Duração da aula: Aproximadamente 6 aulas. 

Objetivo: Reconhecer que o corpo humano é formado por unidades celulares e que estas se agrupam de acordo com a forma e funções semelhantes e que unidas formam o tecido, estes se unem formando os órgãos e o conjunto destes formam o sistema.

Objetivos específicos:
  • Distinguir células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.
  • Reconhecer que seu corpo compreende o conjunto de sistemas que formam o organismo e funcionam integralmente.

Encaminhamentos metodológicos:

  • Iniciar a aula com questionamentos sobre: Como o nosso corpo é formado? Do quê?
  • Partindo do conhecimento apresentado pelos alunos explicar que o corpo humano é formado por células, tecidos, órgãos e sistemas, que estes formam o nosso corpo, tornando nos capazes de locomover, pensar, agir, sentir, ver, etc.
  • Explora as imagens dos textos trabalhados relacionando as ao nosso corpo.
  • Desenvolver as atividades a seguir.     
  • Registrar o texto no caderno de ciências:   

        Células - Tecidos – Órgãos – Sistemas e Organismo
         Todos os seres vivos são formados por células, e elas são geralmente cerca de cem vezes menores que a cabeça de um alfinete. Sendo assim, só podem ser observadas com o auxílio de um microscópio.
         A maioria dos seres vivos é formada por um grande número de células diferentes, e é o trabalho conjunto dessas células que permite que milhares de reações químicas aconteçam, garantindo, assim, a realização das espécies. No entanto, existem alguns seres vivos que são formados por uma única célula, e ela acaba executando todas as funções para mantê-los com vida; é o caso, por exemplo, das bactérias.
         As partes fundamentais das células são a membrana celular, o citoplasma e o núcleo.
         A membrana é uma película semipermeável que envolve e protege a célula. Sua função é controlar a entrada e saída de substâncias da célula.
         O citoplasma, localizado entre e membrana e o núcleo, é a maior porção da célula e é formado por uma porção gelatinosa. De modo geral, pode-se afirmar que o citoplasma é responsável pela nutrição da célula, já que transforma o alimento que nela penetra, assim como pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior celular.
         O núcleo geralmente se encontra localizado no centro da célula e coordena todas as funções que ela tem. No interior do núcleo estão os genes, unidades hereditárias que contém informações genéticas.
         Quando células semelhantes e com a mesma função estão reunidas, elas formam um tecido.
         Um conjunto de tecidos diferentes forma um órgão. Os pulmões, o coração e o estômago são exemplos de órgãos.
         Um conjunto de órgãos forma um sistema. Cada sistema realiza uma função. O sistema urinário, o sistema circulatório são exemplos de sistemas. Eles trabalham em conjunto para o bom funcionamento do organismo e para que este se relacione bem com o ambiente em que vive.

Atividades:
1-) Desenhe abaixo uma célula e escreva o nome de cada uma das partes da célula indicadas por setas e, depois, explique sua função:

















Membrana Celular _________________________________________________________

___________________________________.Citoplasma _______________________________________________________________

___________________________________.

Núcleo __________________________________________________________________

___________________________________.2-) O que garante o funcionamento das funções vitais nos organismos vivos?

________________________________________________________________________


3-) Relacione corretamente as duas colunas, que se referem à formação do corpo humano:

   CONJUNTO DE CÉLULAS                                              SISTEMAS

   CONJUNTO DE TECIDOS                                               ÓRGÃOS

   CONJUNTO DE VÁRIOS ÓRGÃOS                               ORGANISMO

   CONJUNTO DE SISTEMAS                                            TECIDOS


4-) Experiência – “Célula Gema”
Material:
Ovo
Recipientes descartáveis para colocar a clara e a gema
Palitos de dente
Pano de limpeza
Papéis ou panos para forrar as mesas

Procedimento:
Forrar as mesas e arrumar os materiais da experiência
Separar a gema da clara
Deixar a gema em recipiente descartável em cima da mesa
Observar a gema e a sua forma e trocar idéias sobre isso
Furar a gema utilizando o palito de dente e verificar o que aconteceu

Resultado:
Mostre-o através de desenhos
















5 - Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) As células se unem formando os tecidos. 
( ) Um grupo de órgãos formam os tecidos. 
( ) Os órgãos formam conjuntos chamados sistemas. 
( ) A pele é um sistema formado por vários órgãos. 
( ) O coração é um órgão do corpo humano.


6 - Complete escolhendo palavras em destaque, que mostrem, como o nosso corpo reage quando encostamos a mão numa panela quente.

nervos - corpo - cérebro - mensagem - dor - medula espinhal - perigo - músculos 

         Quando o dedo encosta na panela quente, uma _________________ é enviada para a medula espinhal por meio dos nervos. 
         Assim que recebe a mensagem, a _______________________ envia ordens para que os ___________________ do braço se contraiam, fazendo com que a mão se mova e se afaste do ________________, antes mesmo que se possa sentir _______________.
  Em seguida, a medula espinhal também envia uma mensagem ao ____________________.
           Por isso, a dor só é percebida depois que o _________________ já reagiu. 


7 - Para fechar o conteúdo assistir ao vídeo o Corpo Humano



8 - Solicitar que escrevam um texto sobre o conteúdo trabalhado, abordando o que são células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos.  (para avaliar o que o aluno compreendeu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário