quinta-feira, 25 de junho de 2015

 Gêneros textuais

Professora: Josiane Batista

Turma: 5º ano

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Reconhecimento da intencionalidade no texto,Intencionalidade e ideologia, Confrontação de temáticas semelhantes em diferentes gêneros discursivos. Unidade temática e Progressão temática. Consistência argumentativa.

Objetivos:
  • Identificar a intenção e ideologia no discurso do outro;
  • Comparar diferentes gêneros textuais e identificar temas semelhantes;

Encaminhamentos Metodológicos:

1. Leitura do texto Escravidão no Brasil  realizando uma breve conversa sobre o contexto histórico da época. 

Questionamentos tais como :

  • Qual situação os negros, escravizados na África, enfrentaram?
  • Eles aceitavam essa situação? Por quê?
  • As leis resolveram o problema da escravidão? Por quê?
  • Por que comemoramos, no dia 20 de novembro, o dia da consciência negra?
2. Leitura e análise de reportagens, imagens e poesia relacionadas ao trabalho escravo.

 TRABALHO ESCRAVO

O direito ao trabalho é ainda agredido de forma violenta pela sujeição do trabalhador a condições análogas ao trabalho escravo. O Artigo IV da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz: “Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.”

 Crescem as denúncias de prática de trabalho escravo em fazendas de cana-de-açúcar no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Nordeste. No Pará, a abertura de novas áreas, muitas delas griladas, continua a ser feita com mão-de-obra escrava.”

Texto disponível em http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio004)



    
Imagem disponível em : http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/id/1746482


  Assista ao vídeo da poesia ; O AÇÚCAR de Ferreira Gullar   





1.  Temos três tipos de textos: poético, dissertativo e imagético. Qual o assunto em comum do qual os três tratam?


 2.  Os textos mostram em que condições trabalham as pessoas que produzem a cana de açúcar. O que você entendeu?

3.  Pesquisa de leis que falem sobre os direitos dos trabalhadores,discuti-las em sala de aula.
4. Pesquisar reportagens sobre os diferentes tipos de exploração do trabalhador que podem acontecer ainda hoje e montar um painel para apresentar.



 

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