Sexta - feira, 11 de Junho de 2015.
PLANO DE AULA 5° ANO
Professor: Alvaro Dai
Disciplina: Ciências
Objetivo geral: Compreender a relação entre os seres vivos.
Objetivo específico: Relacionar a cadeia alimentar.
Leitura e escrita para registro com os alunos no texto abaixo:
Passar o vídeo: Oscar - cadeia alimentar.
a) Explique o que está acontecendo com Horácio na História e como ele escapou de ser devorado pelo outro peixe.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
b) O que aconteceu na história em quadrinhos acontece na realidade no mundo animal ? Por quê?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
5) Olhe a carta enigmática e faça com atenção:
6) Vamos ver se você aprendeu, agora é hora de se divertir!
PLANO DE AULA 5° ANO
Professor: Alvaro Dai
Disciplina: Ciências
Objetivo geral: Compreender a relação entre os seres vivos.
Objetivo específico: Relacionar a cadeia alimentar.
Leitura e escrita para registro com os alunos no texto abaixo:
Na natureza podemos encontrar organismos que produzem o próprio alimento, chamados de autótrofos, e organismos que não produzem o próprio alimento, chamados de heterótrofos. As plantas, as algas, algumas bactérias e alguns protistas (seres unicelulares e eucariontes) são autotróficos,
ou seja, eles conseguem fabricar o seu alimento a partir de substâncias
minerais ou inorgânicas, como a água, gás carbônico e sais minerais.
Os seres autotróficos são de extrema importância à vida,
pois eles são os únicos organismos vivos capazes de fabricar compostos
orgânicos que servirão de alimento para os seres heterotróficos. Por
esse motivo, esses organismos autótrofos são chamados de produtores.
Mostrar figuras e imagens para os alunos de seres autótrofos e heterotróficos pedir para os alunos classificarem na oralidade esses seres vivos.
Comentar com o aluno a importância da interação entre os seres vivos
Os seres autotróficos são indispensáveis à vida de qualquer comunidade |
Alguns seres heterotróficos
como a vaca, a capivara, o coelho, o gafanhoto são herbívoros, ou seja,
só se alimentam de vegetais, portanto, sua sobrevivência depende
diretamente dos organismos autotróficos. Por se alimentarem somente de
vegetais, esses animais herbívoros são chamados de consumidores primários.
Colar no caderno do aluno após eles registrarem o texto acima.
Exemplos de interação entre os seres vivos e a importância da cadeia alimentar. |
Aplicar atividades aos alunos:
1) Observe e complete o que se pede:
2) Agora é com você construa uma cadeia alimentar completa (Produtor, consumidores e decompositores). Utilize setas para representar a sequência.
3) Descreva com suas palavras a cadeia alimentar:
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
4) Observe a história em quadrinhos e responda:
1) Observe e complete o que se pede:
2) Agora é com você construa uma cadeia alimentar completa (Produtor, consumidores e decompositores). Utilize setas para representar a sequência.
3) Descreva com suas palavras a cadeia alimentar:
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
4) Observe a história em quadrinhos e responda:
a) Explique o que está acontecendo com Horácio na História e como ele escapou de ser devorado pelo outro peixe.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
b) O que aconteceu na história em quadrinhos acontece na realidade no mundo animal ? Por quê?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
5) Olhe a carta enigmática e faça com atenção:
6) Vamos ver se você aprendeu, agora é hora de se divertir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário