terça-feira, 2 de junho de 2015

Novas tecnologias e aprendizagens

                 Em leitura aos textos : Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade  é um artigo escrito pelo professor José Armando Valente e fala sobre a formação do indivíduo, onde diz que para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento é importante  entender a aprendizagem como um processo continuo durante a vida. Fala sobre a educação na infância até á terceira idade alertando  sobre a necessidade de se alterar métodos pedagógicos para que efetivamente se possa mediar o conhecimento científico.
                 As sereias do ensino eletrônico dos autores o  pesquisador Paulo Blikstein e o professor Marcelo Knorich Zuffo , fala das tecnologias como imprescindível nas mudanças á educação porém levanta a questão da educação tradicional em se deter no conteúdo instrucional contrapondo a um discurso dos educadores que se dizem  progressistas . O texto faz um alerta a essa Educação tecnológica que deve sair da transmissão de informações e alcançar uma transformação social. Onde cita que  segundo Fernando Almeida: Os processos de "encurtação" do tempo têm seus limites e se circunscrevem a algumas atividades humanas ou técnicas. Não servem para tudo. Os apressados historicamente são devorados pela realidade e insatisfeitos com o tempo de gestação dizem o que não fizeram, prometem o que não podem, criticam os que falam a verdade e, ao fim, se desesperançam. (ALMEIDA: 2002).
                 A entrevista com o professor: Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia - Maio 2004 ( retirado do you tube). Faz referência à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes afirma que  a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante. Na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria prima, tem de assumir um papel muito mais central.
                O que se percebe é que a Tecnologia oferece inovações muito aceleradas ao contexto de uma população que sofre com poucos  investimentos na Educação, se fornece sim televisão, rádios, computadores em laboratórios , tablets, impressoras... porém o que é imprescindível condições de acessar tanta informação que precisa de algo evidente a esse acesso : Internet banda larga ! O professor que se propõe a acompanhar os avanços tecnológicos quando frente a eles se depara com a dificuldade de problemas técnicos que não competem a esse profissional de educação estar solucionando visto que dependem dos profissionais destinados a área, e ainda que esse não seja o impedimento desse profissional da educação que busca as vezes formular sua hora atividade na sua residência fazendo pesquisas e gravando aulas em pen drive para levar a sala de aula, organizando seu  planejamento de acordo com o currículo  que visa informatizar o aluno e prepara-lo para mediar o conhecimento. Evidentemente é incontestável que as novas tecnologias contribuem para uma educação inovadora e transformadora, pois elas diminuem o tempo que antes levaríamos para descobrir o processo do grão de areia até virar vidro !que acessando vídeos temos apresentados em nossos espaços de sala de aula sem ter que deslocarmos a uma fábrica mesmo porque em muitos municípios não contariam com essa possibilidade! Para o dia a dia do professor é uma ferramenta que vem a contribuir para uma aula mais dinâmica, prazerosa e com possibilidades de reflexões e transformações sociais.
                 Num contexto reflexivo sobre as leituras aqui expostas, temos que nos superar e obrigatoriamente estar buscando soluções para problemas que inevitavelmente serão situações que o professor enfrentara no seu dia a dia na sala de aula, teremos que contar com imprevistos e não deixar que esses sejam o nosso obstáculo para o nosso trabalho de educar ! Afinal quando a tecnologia é lenta e tem problema contamos com um Ser Humano o Educador que continua pensante e avança, por isso somos ainda quem supera as máquinas e estamos a frente delas!   


                                                                                                                         Silvana Ricardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário